"EXISTE UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE A LOUCURA E O GÉNIO"


"AS NOSSAS CERTEZAS MAIS ABSOLUTAS NÃO SÃO NECESSÁRIAMENTE VERDADE"


"AS EMOÇÕES SÃO UM COMBOIO DESGOVERNADO"


"A VIDA É UMA REPRESENTAÇÃO TEATRAL"


"VER DEMASIADO CAUSA CEGEIRA"



O princípio informador da disciplina visa articular a formação científica de base no domínio das ciências da comunicação, e sua respetiva metodologia, com as exigências de natureza profissional que os alunos enfrentarão em breve.

Assim sendo, pretende-se:

1.       Estimular a compreensão das especificidades da Assessoria Mediática enquanto especialidade das Relações Públicas, particularmente focada na relação com os media e com os jornalistas.

2.       Familiarizar o aluno com um conjunto de instrumentos conceptuais (e.g. de pesquisa, monitorização, planeamento), de apoio à resolução de problemas, desenvolvimento de projetos e tomada de decisões no âmbito da relação com os media.

3.       Equacionar o processo comunicacional no quadro da Assessoria Mediática.

4.       Dar a conhecer as principais técnicas e atividades de comunicação com os media (e.g. clipping, press release, media kit, media training, eventos), evidenciando a necessidade de compreensão da atividade jornalística e dos critérios de noticiabilidade.


A comunicação integrada de marketing resulta da utilização concertada das técnicas de comunicação que compõem o tradicional mix da comunicação, variável fundamental do marketing, e visa a comunicação com um público específico: o consumidor. 

Esta disciplina pressupõe conhecimentos adquiridos de Pesquisa de Marketing, Marketing e/OU Assessoria Mediática e funciona em modo laboratorial, isto é, nas aulas é desenvolvida uma campanha de comunicação subordinada a um tema comum com o intuito de promover uma ideia ou serviço.

O objectivo é facultar aos alunos um cenário tão real quanto possível do que será o exercício de uma profissão na área da comunicação estratégica e/ou consultoria de comunicação. Por isso e apesar de ensinadas as chamadas técnicas tradicionais above e bellow the line, é dado maior destaque às técnicas híbridas (through the line) resultantes da alteração da diética mediática dos públicos-alvo.