A Unidade Curricular de Sociologia da Vida Económica visa proporcionar aos alunos: a) o conhecimento das principais questões teóricas da Sociologia da Vida Económica; b) a familiarização com a pesquisa recente relativa às principais tendências de mudança do trabalho/ emprego, bem como com as implicações destas para a desigualdade e a qualidade de vida nas sociedades industriais avançadas; c) a preparação para o desenvolvimento da dissertação do mestrado sobre os temas analisados.

A Unidade Curricular de Pensamento Sociológico Contemporâneo I visa proporcionar aos estudantes: a) as bases para o conhecimento aprofundado das principais correntes e tradições do pensamento sociológico: clássicas, modernas e contemporâneas; b) o conhecimento aprofundado das principais correntes do pensamento sociológico contemporâneo à luz da sua origem, desenvolvimento e influência; c) um ambiente educativo propício à reflexão e discussão crítica das perspectivas teóricas da Sociologia.

Vivemos numa sociedade de organizações, e estas moldam a forma como vivemos, trabalhamos, nos relacionamos, e até como pensamos e sentimos. Esta unidade visa capacitar os alunos dos alicerces teóricos para a sua compreensão e estudo.