A disciplina visa transmitir a importância do planeamento, em termos de recursos, tempo e dinheiro, como enquadramento do processo criativo da comunicação. Pretende-se que os alunos adquiram competências fundamentais para trabalhar em Comunicação Estratégica, como saber elaborar um plano de comunicação concreto e exequível, com propostas criativas e construção de um media flow chart.

Os estudantes ficarão aptos a:

1.Conhecer as principais decisões em Comunicação Estratégica;

2.Praticar a avaliação e construção de análises SWOT e conceber objectivos de comunicação

estratégica através de casos práticos;

3. Avaliar possibilidades e adequação dos vários tipos de estratégias com o desenvolvimento de propostas criativas e

4. Planear ações de comunicação, incluindo o planeamento de meios, a relação com os media, os social media e outros instrumentos de comunicação.


Objectivos de Aprendizagem

Os objectivos aqui  enunciados estão orientados pela preposição de que a aquisição de competências
pressupõe conhecimento, aptidões e atitudes. Assim pretende-se conduzir os estudantes a:
- Compreenderem o papel da pesquisa e avaliação em comunicação estratégica; 
- Compreender a relevância da definição de objectivos e estratégias para a pesquisa e avaliação;
- Compreender como obter informação relevante e como a interpretar num processo de pesquisa e avaliação
em comunicação estratégica;
- Compreender as diferentes abordagens de pesquisa e suas limitações legais;
- Compreender as diferentes abordagens teóricas e práticas em avaliação aplicadas à comunicação
estratégica;
- Desenvolver aptidões e atitudes de resolução de problemas;
- Desenvolver competências de exposição escrita e oral. 

A UC visa fornecer o enquadramento teórico da Comunicação Estratégica (CE), fundamental para a compreensão do processo e desenvolvimento de investigação científica e aplicada na área. Neste sentido, pretende-se:

  • Enquadrar a comunicação estratégica nas principais teorias organizacionais e comunicacionais.
  • Analisar os principais conceitos teóricos associados à CE.
  • Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos sobre a Comunicação que se estabelece nas organizações (interna) e entre as organizações e o exterior (externa), para, desta forma, poderem definir estratégias e escolher instrumentos adequados no planeamento da comunicação tendo em conta as características próprias de cada organização (identidade, missão, objetivos) e o seu planeamento estratégico.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise sobre práticas comunicacionais organizacionais, identificando a sua coerência com os princípios de CE.