A disciplina "Pesquisa de Marketing" tem como objectivos:
Habilitar futuros profissionais de comunicação estratégica e jornalismo a compreender a importância do marketing e dos mercados, ensinar-lhes a desenvolver projectos de pesquisa que suportem a tomada de decisão e ajudá-los a resolver problemas de marketing e gestão.
Os estudantes ficarão aptos a:
Compreender a relação entre a pesquisa de marketing e a tomada de decisão em marketing;
Identificar, caracterizar e compreender os mercados e os seus intervenientes, nomeadamente os consumidores;
Aprender a planear e executar projectos de pesquisa de marketing;
Conhecer técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas;
Resolver casos práticos de pesquisa de marketing.
Faculta-se preparação específica para:
Realizar análises de enquadramento do mercado.
Identificar e compreender tendências de evolução dos mercados.
Preparar, implementar e analisar estudos de mercado (marketing intelligence e marketing research).
Conteúdos programáticos:
1.COMPREENDER E PLANEAR AS ACTIVIDADES DE MARKETING
a.Primeira aproximação ao conceito de marketing.
b.Enquadramento histórico.
c.Objectos e objectivos de marketing.
d.Marketing estratégico e operacional. Plano de marketing e de vendas.
e.Missão, objectivos e estratégia da organização.
2.ANALISAR O MERCADO
a.O mercado na perspectiva do marketing: marketing network.
b.Mercado em sentido restrito. Análise de mercado.
c.Mercado de consumo final e mercado das organizações.
3.DETECTAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
a.Análise macroambiental. Oportunidades e ameaças.
b.Análise microambiental. Concorrência.
c.Estudo do consumidor e análise de tendências.
d.Análise-diagnóstico: SWOT.
4.UTILIZAR A PESQUISA DE MARKETING
a.Processo decisório: risco e informação.
b.Sistema de informação de marketing: marketing intelligence e marketing research.
c.Tipos de estudos mais comuns em pesquisa de marketing.
d.Plano e processo de pesquisa.
e.Ética.
- Professor: Raquel Ribeiro